(11) 4275-0381 | casamentos@refugiovistaserrana.com.br

Casamentos RVS

casamento inverno
23 ago

Dicas para Casamento no Inverno

Você vai se casar no inverno?

O Hotel Refúgio Vista Serrana pesquisou algumas dicas, já que aqui no Brasil o calor está mais presente que o frio, e casamento no inverno pode “preocupar” tanto os noivos como os convidados.

Confira como na estação mais fria do ano tudo pode tornar-se mais glamouroso.

 

Decoração

Estruturas de aquecimento: O local e o clima onde será realizado o casamento deve ser pensado com muito cuidado para evitar desconforto. Portanto é melhor evitar que seja ao ar livre no inverno, mas se acaso nem todo local for coberto, a solução é caprichar na estrutura com aquecedores a gás, lareiras portáteis e painéis revestidos com flores ou tecidos para formar uma parede discreta que proteja do vento e do frio.

Para criar um ambiente ainda mais agradável e com um charme especial, utilize velas, lamparinas e castiçais na decoração. Luzes amarelas e laranja em cantos estratégicos também dão um bom efeito.

Mobílias, flores e cores: A escolha do tom da decoração e do mobiliário também traz a sensação de aconchego para o cerimonial. Os tecidos com texturas mais grossas como camurça, veludo e couro, além de elementos como tapetes e cortinas são algumas opções.

As cores estabelecem a identidade visual do casamento e compõe um ambiente singular e personalizado, fazendo a diferença na composição do espaço. Tons pastéis mesclados com os mais fechados é o grande clássico, mas se optar por um tema mais invernal, abuse do branco, tons off white, prata e azuis claros, em tecidos transparentes e brilhantes, como tules, microtules, sedas, entre outros. Eles podem estar nas cortinas, toalhas de mesa e demais partes da decoração. Para criar um ambiente clean glacial, espelhos, cristais, luzes brancas e azuis completam o clima. Você também pode optar por um estilo mais alegre, contrastando o branco com um pouco de cores quentes, como amarelo, verde, laranja, vermelho queimado, em alguns detalhes assim como nos arranjos de flores.

Por falar em arranjos, escolha as flores da estação, que estarão mais frescas e baratas, além de serem mais adaptadas ao clima, o que faz com que durem mais. As espécies mais usadas nos casamentos de inverno são: astromélias, boca-de-leão, copo-de-leite, cymbidium, flores de cerejeira, flor de ervilha e de pereiras, gipsófila (mosquitinho), orquídeas tipo chuva-de-ouro, rosas e tulipas. Além de sementes, folhas e galhos secos que dão um toque desta estação.

Mas atenção! mesmo sendo flores da época, é preciso tomar cuidado para que o frio e aquecedores não estragarem ou murchem.

Obs1: pequenos detalhes, finalizar porta-guardanapos com barbantes rústicos e usar suplats de couro;

Obs2: disponibilizar mantinhas pelo espaço para que os convidados possam se aquecer ou até mesmo terem a sensação de aconchego.

 

Buffet

Quando as temperaturas diminuem, normalmente o apetite aumenta, por isso, se preocupar com o cardápio da festa é um passo que demanda bastante cuidado e neste quesito o buffet do Hotel Refúgio Vista Serrana lhe respaldará com maestria.

Cardápio: pratos mais quentes e encorpados, com carnes vermelhas, aves com molhos mais espessos e massas com queijo, no prato principal, traz mais sustância. Importante: tudo aquecido no rechauds.

Sobremesas a base de chocolate é a pedida perfeita, como por exemplo fondue.

A bebida ideal para acompanhar a comida e a sobremesa é o vinho tinto, que de tão apreciado nessa época do ano, pode até substituir o champanhe.

Obs: Para o tradicional brinde dos noivos fazer com champagne.

Se a festa for seguir pela madrugada, ofereça aos convidados caldinhos (carne, feijão, mandioquinha, verde etc.) em alguns momentos estratégicos ou servidos em uma ilha de caldos.

E para encerrar, um casamento no inverno não dispensa uma farta mesa de café, com direito a chocolate quente, capuccino, licores, cookies, bolos e outras guloseimas.

 

Traje para madrinhas e convidadas

“E agora, com que roupa eu vou?” é a primeira coisa que passa pela cabeça de uma mulher que recebe um convite para casamento no inverno. Calma! temos ótimas dicas.

Cuidado com as cores e tecidos: A solução esta nas cores e na textura do tecido para dar um estilo mais invernal aos vestidos. A preferência são cores mais fechadas ou neutras e os tecidos mais pesados.

Definindo o vestido, escolher os acessórios como Pashminas, boleros e echarpes que devem ser usados apenas “no trânsito” até a festa, a etiqueta “não permite” o uso, com exceção dos bolerinhos que já façam parte do vestido. Então noivos, reforçamos mais uma vez todo cuidado para a calefação adequada dos ambientes!

Para completar o visual, a meia-calça deve ser fina, cor da pele ou seguir o tom do vestido ou do sapato, e que este seja de preferência fechado e em tons mais escuros.

 

Vestido de noiva

Atenção! Valorize o seu corpo: O vestido da noiva pode ser mais longo e confeccionado com tecidos mais pesados, inteiro bordado, para ser mais quentinho, mas lembre-se: escolha o modelo que mais valorize seu corpo, que modele, afinal você é grande “estrela da festa”!

 

Traje do Noivo, padrinhos e convidados

Não tem segredo! Ternos com cores escuras: não há muita variação, a tonalidade dos ternos transita entre um cinza médio, chumbo e o preto. A “brincadeira” para os homens fica na textura da gravata que podem optar por um pouco de brilho, evitando as cores mais abertas do verão. A diferença para o noivo está na gravata e na flor da lapela, que pode ser uma da estação, dá um toque de requinte.

Quanto as lembrancinhas do casamento, uma boa pedida são os lenços, echarpes, cachecóis e pashminas. A novidade aqui é que essas lembranças podem ser oferecidas no início da festa (entregues na entrada ou colocadas sobre as mesas), para os convidados utilizarem no decorrer do evento, se necessário.

O importante é saber como costuma ser o clima neste local e adequar cada detalhe do evento com criatividade e carinho… e quanto a isso toda equipe do Hotel Refúgio Vista Serrana esta preparada e a disposição para aquecer ainda mais a “chama do amor” tornando seu casamento memorável!

 

Agende uma visita, venha conhecer o lugar ideal para tornar o seu sonho perfeito.
(11) 4275-0381 | casamentos@refugiovistaserrana.com.br
Ou clique e envie sua mensagem pelo contato.

 

Fontes:
https://revista.icasei.com.br/casamento-no-frio-10-dicas-para-nao-errar-no-inverno/amp/
http://www.guiadecasamento.com.br

Fazer um comentário